domingo, 26 de outubro de 2008

Capital Federal

Memorial JK, um dos lugares que pude ver com mais calma e achei a arquitetura lindíssima

Registro aqui as minhas impressões sobre este distrito que tem prerrogativas de município e estado e que ao mesmo tempo é a capital do nosso país.

Os pais de uam colega de trabalho que moraram lá fizeram uma definição ótima: É uma cidade universitária (USP) gigante.

Ok! Para quem nunca foi é ótimo para se ter uma idéia. Mas a cidade é muito mais que isso.

De fato o ar seco provoca uma sede absurda, isso porque visitei a cidade na época de chuvas. Mas do jeito que falavam que a cidade era seca, imaginei um barrão doido. Me surpreendi com uma das cidades mais arborizadas do mundo, a preocupação paisagística é visívelç dizem que de outra forma seria quase impossível viver ali.

As vias sem cruzamento possuem viaduos e túneis de acesso, tudo planejado para que você nunca pare o carro. Apesar de tudo isso, congestionamentos já acontecem, e embora os moradores de lá reclamem muito, aquilo é piada para alguém que mora em São Paulo.

Mas abrir mão de um carro lá não é tarefa fácil. As distâncias a serem percorridas são grandes, e entre uma quadra e outra você pode andar mais de um quilômetro. Por isso existe um défcit de vagas em estacionamentos na cidade. As pessoas chegam a sair de casa uma hora mais cedo para conseguir uma vaga para estacionar o carro. É o tempo que perdemos no trânsito, com a diferença que aqui temos que sair com antecedência a qualquer hora do dia.

Mas os palácios são muito bonitos mesmo. Parabéns para o Niemeyer! O lago Paranoá também é muito agradével, tem um clima de praia gostoso. Mas para mim ainda parece estranho ver lanchas e iates num lago.

Enfim, é uma cidade bonita, de uma forma artificial, mas ainda bonita. Mas ela se esvazia nas férias e aos finais de semana. Dizem que o custo de vida muito alto dificulta a moradia definitiva na cidade. Uma pena.

2 comentários:

LM disse...

Estive algumas vezes em Brasília e não entendi.

Me explica o que é aquilo?

Katy disse...

Dizem que as pessoas de lá são chatas...pelo menos essa é a lenda mais conhecida...