terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Brasil: ame-o ou deixe-o???

Imagem retirada do blog janelaparaorio.weblog.com.pt

Hoje eu li uma matéria no "Blog da Redação" do G1 que falava de uma pesquisa que elencou a nossa bandeira como a 4ª mais feia do mundo.(http://colunas.g1.com.br/redacao/2008/01/22/a-pior-bandeira-do-mundo-e-mesmo-a-nossa/).

O ranking foi feito por um professor de filosofia neozeolandês que considerou as cores e o uso de elementos, como frases e mapas, para estabelecer uma metodologia.

Esse é um trecho do que foi publicado: Para ele, a nossa bandeira é a “mais feia entre todas as nações independentes”. Já a bandeira da Argentina é considerada bela, com “boa escolha de cores”.

Tentei entrar no site do tal professor, mas não consegui. De qualquer forma achei a pesquisa dele uma perda de tempo, além do mais, que credibilidade tem ele para falar de bandeiras?

Foi quando reparei nos comentários no final da página e fiquei pasma. Da última vez que chequei já haviam 753 comentários. Do pouco que li, uma minoria concordava com o pesquisador e todo o resto reclamava e xingava o resultado da pesquisa dele. Alguns até acham a nossa bandeira "feinha", mas não concordam com a colocação. De qualquer jeito, o comentário mais frequente era que ele não conhecia nossa história e portanto não poderia falar de nossa bandeira e que a opinião dele não tinha nenhuma importância e blá, blá, blá...

Se não tinha importância, então porquê 753 pessoas se deram ao trabalho de comentar a página?!?!?!

É aquele costume: eu posso falar mal o quanto quiser, mas se alguém de outro país o fizer... aí pisou no calo de qualquer brasileiro! É quase uma mutação, um estranho patriotismo ufanista é ativado quando ouvimos falar mal do nosso querido país!

Não é irônico? Ou será somente hipocrisia?!?!?

2 comentários:

Maíra disse...

Esse professor precisa aprender que gosto não se discute (se lamenta).

E ele elegeu como "bonitas" as bandeiras mais sem graça. Ele não acompanha dos SPFW da vida (*sarcasmo*).

Se bem que... Tem cada pesquisa sem pé nem cabeça do tipo "mulheres solteiras são mais felizes que homens na mesma situação, diz estudo" ou "Noites mal dormidas prejudicam a saúde"(jura?) ou "Obesidade aumenta"(não diga). Tinha uns outros estudos muito bobos que eu preciso procurar, não lembro de cor.

E quanto aos comentários... Não acho que seja uma hipocrisia. Acho que ninguém gosta que falem mal do país de origem, mesmo só vendo defeitos nele. A diferença entre o brasileiro e os outros é que brasileiro não tem a paixão hiperpotente pelos seus bens e só sabe ver defeito.

Mesmo porque, em blogs assim as pessoas adoram manifestar sua opinião. Principalmente para meter o pau.

E o cara que falou da história... Bom, será que ele conhece o que devia realmente saber? hehe...

Pois é né...

Aline disse...

Bom, eu não nem um pouco ufanista, mas quando estava na França não gostava de ver ninguém falando mal do Brasil, não. Sei lá, parece que você é representante...parece q estão falando mal de vc!
Só eu posso criticar rsrsrs