terça-feira, 29 de abril de 2008

My Blueberry Nights



Pra variar, eu estou atrasada... vi o filme no sábado, mas só estou falando dele hoje!
Enfim... lendo as críticas eu vi que todos reclamaram exatamente das coisas que eu adorei no filme, o que me leva a crer que eu seja mais uma pessoa do público mediano que vai ao cinema e não entende o que está vendo.
Embora eu concorde que as metáforas são óbvias, que as histórias paralelas ganham muita força em detrimento da principal e que a Norah Jones é uma atriz iniciante... eu adorei as metáforas (da chave e da porta, das fichas da reabilitação, etc), o elenco das histórias paralelas (Natalie Portman, Rachel Weisz, etc) e a Norah Jones porque... ah! porque é ela! O diretor fez o filme pensando nela como protagonista.
Isso sem mencionar o Jude Law que até largadinho consegue ser lindo.
Agora uma coisa que ninguém conseguiu criticar foi o beijo roubado, que é o título do filme no Brasil. A cena é muito legal mesmo, mas todas as cenas do filme são boas.
O tempo todo eu me senti "observando" os personagens, mas pelo jeito o diretor já tinha feito isso nos filmes anteriores dele (que eu não vi), e por não ter "inovado" ele recebeu mais críticas.

Mas como esse povo gosta de criticar!!! Talvez os críticos de cinema devessem sair em uma jornada para se descobrir, como a que a personagem principal fez. Quem sabe eles não voltariam menos rabugentos!

3 comentários:

Maíra disse...

O ruim de "saber demais" é que nada mais te surpreende. Daí, me diz, que graça tem a vida?

Acho que esse senso crítico é cri-cri mesmo. Não importa o que é ou não senso comum. O pensamento é bonito, a lição e metáfora é boa e ponto final. Esses críticos teimam tanto que não sabem apreciar o básico.

Não assisti ao filme, mas pelo jeito vou gostar.

Anônimo disse...

Hum....Jude.....
lindo!
e sim, vamos comer uma blueberry pie em NY!

Katy disse...

ah, quer saber? Que se danem os críticos...se formos pela cabeça deles nada mais nos agradará!