sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Vai um cafézinho?

O café está intimamente ligado à cultura brasileira. Os brasileiros adoram se gabar do café produzido por aqui e dizem que em outros países a bebida é fraca.

Bom, alguns países têm cafés até mais famosos que o brasileiro, como o café colombiano e dizem que o italiano é até mais forte que o nosso.

O café já foi vilão, hoje é mocinho: ajuda a prevenir doenças (mas ainda escurece os dentes, provoca dependência e pode fazer mal para o estômago).

Eu, particularmente, sou uma fã dos cházinhos. Não curto muito café, e meu namorado acha que algum dia ainda vou tomar, que só preciso superar algum trauma de infância ou coisa que o valha.

Tudo bem que minha vó tentava me dar café com leite dizendo que era achocolatado - para mim não tem nada mais abominável que café com leite - mas já experimentei o preto velho depois de crescida e continuo não gostando.

Às vezes me tenho vontade de gostar de café. Ele tem poderes energéticos mesmo? Principalmente quando visito alguém e me oferecem uma "xicrinha" de café: é muito chato recusar, fica parecendo desfeita (talvez os bebedores de café não percebam que isso aconteça, mas que é uma situação embaraçosa, é).

Depois de um almoço em família, ou na hora do bolinho à tarde estou fadada a apenas a observar. às vezes oferecem um suco e ter alguma coisa para bebericar já alivia o desconforto, pelo menos não estou mais isolada do grupo.

Existe uma lenda que um pastor de uma região que viria a se tornar um país árabe, encontrou suas cabras mascando sementes de um arbusto e ao experimentar e cosntatar a energia que elas lhe davam ele resolveu contar para os monges sobre o fruto misterioso. Considerado como algo demoníaco, foi ordenada a queima de todos os arbustos encontrados, mas o aroma dos grãos torrados conquistou os monges, que decidiram experimentar uma infusão em água para manter a atenção durante as rezas.

Contei essa histórinha só para falar da única coisa que gosto no café: o cheiro. Quando meu namorado pede para que eu faça café para ele, tento vencer a preguiça só para sentir aquele cheirinho huummmm....

2 comentários:

Katy disse...

êta preto véio!! Só tomo mesmo pq as pessoas me servem (aqui no serviço)....mas nunca comprei "uma xicrinha" sequer...

Anônimo disse...

Li sobre café no blog do Maurito hoje também. Mas ele escreveu em versão inglesa, ou seja, sobre chás.